Vinhos

O que é Tanino?

Tanino é uma substância natural encontrada em plantas: em suas sementes, madeiras, folhas e cascas de frutas. Os taninos atuam como defensores das plantas contra o ataque de herbívoros, tornando seu sabor desagradável, principalmente quando ainda não estão maduras o suficiente.

E por que os taninos dão a sensação de secura e adstringência na língua e no palato, ou seja, a mesma impressão de “boca amarrada”, de quando comemos banana ainda verde? Tecnicamente, uma das principais características dos taninos é a capacidade de precipitar as proteínas. Como a saliva é rica em proteínas, é essa interação que nos dá a sensação de adstringência de alguns frutos, principalmente os pouco maduros. Quanto mais maduros os taninos, menos agressivos eles se tornam.

Quais são os vinhos com mais e com menos tanino?

Via de regra, quanto mais grossa for a casca da uva, maior sua quantidade de taninos. Cabernet Sauvignon, Nebbiolo, Petit Verdot, Sangiovese, Tempranillo, Shiraz e Tannat são exemplos de variedades ricas em taninos.

Cabernet Franc, Carménère, Pinot Noir, Barbera, Zinfandel, Primitivo, Grenache, Merlot e Gamay, ao contrário, são uvas com poucos taninos e vinhos de estrutura mais leve. Mas vale lembrar que o estilo de vinificação também afeta enormemente a quantidade de taninos de um vinho.


Encorpados:

O que é: vinhos com potência alcoólica mais forte e cor mais profunda. Na hora de provar, dão uma sensação mais "pesada" na boca por causa dos taninos (substância presente nas cascas e sementes da uva). Eles dão uma sensação mais oleosa, que empurra a língua para baixo.

Leves:

O que é: são os vinhos que não pesam tanto no paladar - em geral eles são mais adocicados e tem graduação alcoólica menor do que os encorpados. "Um meio de comparação seria a densidade de um suco de limão, feito com água". "Os vinhos leves tem mais frescor e são mais claros".

Seco:
O que é: é a bebida em que há pouquíssimo açúcar em sua composição, o que resulta em um sabor mais claro. "O problema do título é que automaticamente associamos 'seco' com algo muito adstringente, o que não é o caso".

Doce:
O que é: Eles tem muito açúcar em sua composição, resultado do método de produção ? em geral usam-se uvas que já passaram do tempo ideal de colheita, quando perderam muito de sua água e estão com sabor bem mais concentrado. Não confunda-os com os vinhos suaves.

Fortificado:
O que é: Vinhos que tiveram seu teor alcoólico aumentado pela adição de aguardente vínica ou outra bebida alcoólica (como, por exemplo, conhaque). É o caso, por exemplo, do Vinho do Porto, Marsala, Madeira e xerez.

Temperatura para servir vinhos tintos:




Harmonização dos Vinhos:


 

Fontes:
Tintos e Tantos - http://www.tintosetantos.com/
UOL - https://www.uol.com.br/

Vem da Uva - https://www.vemdauva.com.br/

Sobre a loja

A Bebidas BH Delivery é uma distribuidora de bebidas que está no mercado desde 2009. Nossos clientes são muito importantes e isso reflete em nossa missão, visão e valores. Temos como missão, a comercialização de bebidas de alta qualidade e preços acessíveis. Enquanto nossa visão é ser referência no ramo em que atuamos. Nossos valores se refletem em benefício dos nossos consumidores, tendo uma comunicação clara e precisa, excelência com simplicidade e um relacionamento transparente com nossos clientes.

Pague com
  • PagHiper
Selos

Bebidas BH Delivery Comércio e Varejo Ltda - CNPJ: 22.957.992/0001-82 © Todos os direitos reservados. 2020